HARMONIZAÇÃO FACIAL
A Harmonização Facial pode ser realizada em qualquer idade, tanto para corrigir assimetrias e fazer o embelezamento da face, como para tratar efeitos do envelhecimento.
Na correção de assimetrias e embelezamento de pacientes jovens, usamos o Ácido Hialurônico para estruturar a face, melhorar volumes, contornos e alinhar o perfil da paciente.
Em mulheres mais maduras, além do Ácido Hialurônico que também usamos para preencher sulcos e repor volumes perdidos, usamos a Toxina Botulínica para corrigir rugas e linhas de expressão, os Bioestimuladores de Colágeno e Lasers como Ultraformer e Liftera para tratar a flacidez e melhorar a qualidade da pele.
LÁBIOS
Os lábios são uma parte muito importante da face e merecem cuidados para se manterem hidratados e rejuvenescidos, e, principalmente, bonitos sem perder a naturalidade. Para eles podemos indicar:
• Preenchimento com Ácido Hialurônico para dar mais volume (muitas vezes perdido com o envelhecimento), deixar o contorno mais bonito e corrigir assimetrias;
• Skinbooster para melhorar a hidratação, dando aquele efeito Glow de lábio saudável;
• Tecnologias Ultraformer ou Liftera para estimular o colágeno e melhorar as linhas do Código de Barras.
OLHEIRAS
As olheiras surgem por diferentes fatores: vasinhos que as deixam com aspecto roxo, afundamentos devido à estrutura óssea e envelhecimento, ou a pigmentação, que faz com que a região abaixo dos olhos fique mais escura.
Além disso, as ruguinhas finas e a flacidez de pele também influenciam no efeito de olhar cansado e envelhecido, por isso muitas vezes precisamos associar procedimentos para tratá-las, como:
• Luz Pulsada, cremes clareadores e Peelings para clarear a região;
• Preenchimento com Ácido Hialurônico para preencher afundamentos;
• Fios de PDO e tecnologias Ultrafomer ou Liftera para tratar flacidez e rugas finas.
NARIZ - Rinomodelação com ácido hialurônico
A rinomodelação é uma abordagem não cirúrgica, para modificar e modelar o nariz, sem cortes. O procedimento é feito com aplicação de ácido hialurônico, um preenchedor seguro e eficaz.
No tratamento, serão avaliados os pontos cujo preenchimento é necessário, para corrigir imperfeições, modificar proporções e trazer mais harmonia, sempre de maneira natural.
Indicações:
A rinomodelação nasal é indicada para aqueles pacientes com o desejo de fazer alterações estéticas no nariz. As possibilidades de correção são:
Queda da ponta nasal
Desníveis.
Giba nasal, o que chamamos popularmente de “ossinho proeminente”.
RUGAS
As rugas são um dos principais sinais do envelhecimento. Elas surgem devido ao uso da musculatura facial (que vai marcando as linhas de expressão), à flacidez e afinamento da pele pela perda de colágeno e tonicidade. Além da região dos olhos, testa e lábios (o famoso Código de Barras), elas também surgem no pescoço e na região do colo (as Sleep Lines, rugas de dormir). Assim como outras queixas, elas podem ser tratadas com associação de diferentes procedimentos:
• Toxina Botulínica: para paralisar as rugas dinâmicas (aquelas que se formam sempre no mesmo lugar);
• Fios de PDO: indicados para regiões onde não podemos chegar com preenchedores, como abaixo do olhos, e onde formam as ruguinhas mais finas, como pescoço e papada.
• Tecnologias Ultraformer e Liftera: para estimular o colágeno e, consequentemente, a flacidez e rugas finas.
FLACIDEZ
A flacidez é um efeito da queda de produção natural de colágeno pelo nosso corpo, responsável pela firmeza, sustentação e elasticidade da pele. Este processo inicia em torno dos 25 a 30 anos e se agrava com o envelhecimento, pois além da pele ficar flácida, com o passar do tempo também perdemos tônus muscular.
A boa notícia é que dentro da Dermatologia hoje existem tecnologias e procedimentos fantásticos para tratar essa queixa sem necessidade de cirurgia, promovendo firmeza e rejuvenescimento, aquele efeito Lifting natural com resultados incríveis:
• Bioestimuladores de Colágeno: produto que injetamos sob a pele em diferentes regiões como face, pescoço, papada, mãos, abdome e até mesmo o bumbum, para estimular a produção de colágeno, recuperar a elasticidade da pele e seu viço. Os mais famosos são o Radiesse (que nos permite também reposicionar volumes perdidos) e o Sculptra (que tem um alto poder de hidratação).
• Fios de PDO: indicados para regiões mais sensíveis, como abaixo dos olhos, e papada, pra fazer aquele banco de colágeno e colar a pele de volta na região.
• Ultraformer: uma das tecnologias mais inovadoras de ultrassom macro e microfocado desenvolvido para tratar a flacidez da pele da face e corpo. Suas ponteiras microfocadas aquecem a pele, contraem os tecidos (colando a pele de volta no lugar) e estimulam o colágeno. Indicado para tratamento da flacidez de toda a face, papada, pescoço, colo e corpo.
• Liftera: tecnologia de ultrassom mais moderna no mercado para tratamento da flacidez de pele e estímulo de colágeno que proporciona firmeza e melhora de contornos, sem dowtime e muito menos doloroso que outras tecnologias. Através de suas ponteiras, entre elas uma caneta específica, podemos tratar regiões mais sensíveis da face, papada e pescoço. Os resultados são visíveis já na primeira sessão e vão sendo intensificados com o passar das semanas.
• Bioremodelador: novo conceito na área estética, o bioremodelador tecidual tem como principal objetivo devolver a hidratação para pele e promover a restauração dos tecidos sem volumizar.
SULCOS
Com o envelhecimento, além da perda de colágeno e elasticidade da pele, que causam flacidez e rugas, também perdemos estrutura muscular, e a união e destes fatores resultam nos sulcos, como o famoso Bigode Chinês (ao redor do nariz) e as Linhas de Marionete (abaixo da boca).
Outras regiões em que podem ocorrer afundamentos é nas têmporas e olheiras. Queixas como estas podemos tratar com corrigindo a flacidez (com Bioestimuladores e Tecnologias Ultraformer ou Liftera) ou com:
• Preenchedores com Ácido Hialurônico: que podem ser diferentes, mais ou menos densos, com objetivo de preencher esses afundamentos e reposicionar estruturas, como a região malar e zigomático. Além da função de preencher, o Ácido Hialurônico também hidrata e melhora a qualidade da pele da região.
GORDURA LOCALIZADA
Regiões como as bochechas e papada podem com o tempo acumular gordura, tirando a beleza do contorno que divide a face do pescoço. Casos como estes podemos tratar com:
• Emptiers: enzimas botânicas aplicadas sob a pele para esvaziar as células de gordura. Com elas é possível secar a papada, eliminando o queixo duplo e as bochechas pesadas ou volumosas (aquele efeito Bulldog).
• Tecnologias Ultraformer ou Liftera: com as ponteiras de ultrassom macrofocadas das tecnologias conseguimos alcançar e aquecer a gordura localizada nestas regiões, além de estimular o colágeno e colar a pele de volta no lugar.
QUALIDADE DA PELE
Um dos pilares do envelhecimento, a Qualidade de Pele envolve ressecamento, manchas e poros. Um dos grandes aliados para tratar estas queixas, que surgem principalmente na face, colo e mãos, são os lasers:
• Luz Pulsada: indicada para o tratamento de manchas, também conseguimos melhorar rugas finas, vasinhos e a textura da pele.
• Laser Erbium: indicado para o rejuvenescimento global da pele com melhora das rugas finas, poros abertos, manchas, poros e cicatrizes.
MELASMA
O melasma é uma doença crônica que requer, na maioria dos casos, associação de procedimentos para amenizar seus efeitos e impedir sua evolução:
• Peeling Superficial: procedimento em que aplicamos agentes esfoliantes na pele com objetivo de ocasionar descamação e, consequentemente, renovação das células, minimizando as manchas.
• Microagulhamento Robótico com Drug Delivery: é a aplicação de medicamentos específicos para o melasma com auxílio de uma caneta robótica de microagulhamento. O microagulhamento promove microfuros superficiais na pele, permitindo a entrada desses medicamentos no local preciso onde irá ocorrer a sua ação, ocasionando também uma regeneração da pele após o procedimento.
• Laser Lavieen: tecnologia revolucionária que possui feixes de luzes capazes de remover a melanina de regiões com pigmentação em excesso.
ACNE E CICATRIZES DE ACNE
A acne pode ser tratada com indicação de medicamentos via oral e um skincare específico para cada caso. Já para as cicatrizes de acne, podemos associar procedimentos para minimizar seus efeitos e aparência, como:
• Laser Erbium Fracionado: tecnologia que provoca microfurinhos na pele e estimula intensamente a formação de colágeno e elastina, renovando as células deformadas pelas cicatrizes.
• Bioestimuladores de Colágeno: procedimento com o uso do Bioestimulador Radiesse ajuda na remoção das cicatrizes afundadas que se formam pela acne, estimula a firmeza e espessura da pele, melhorando o aspecto cicatricial.
• Microagulhamento Robótico: procedimento em que usamos a tecnologia de radiofrequência fazendo microperfurações na pele, induzindo a estimulação do colágeno natural, da elastina e da renovação celular.
ROSÁCEA
A rosácea é uma vermelhidão, que em muitos casos provoca pequenas pústulas, em regiões como bochechas, nariz, queixo e testa. Além de indicação de um skincare específico, as tecnologias podem ajudar muito no tratamento:
• Luz Pulsada: procedimento em que conseguimos atingir diretamente os vasinhos que causam a vermelhidão, melhorando a textura da pele.
• Dye Laser: tecnologia de alta intensidade que permite atingir e combater as lesões pustulosas.
CÂNCER DE PELE
O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e é mais comum em pessoas de pele clara, com idade acima dos 40 anos, e tem como principal causa a exposição ao sol sem a proteção adequada.
O câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum da doença no Brasil. Geralmente, se manifesta em forma de manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, ou como feridas que não cicatrizam em até quatro semanas. Surge com maior frequência em áreas da pele mais expostas ao sol, como rosto e orelhas. Quando diagnosticado precocemente, tem altas chances de cura. Porém, pode causar mutilações na área afetada quando não for detectado rapidamente.
O câncer de pele não melanoma é dividido em dois subtipos: carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular.
Carcinoma basocelular: representa cerca de 80% dos casos de câncer de pele não melanoma. O tumor tem origem nas camadas cutâneas mais profundas e tem como características a formação de uma ferida ou nódulo de tom avermelhado, brilhante, que pode sangrar com facilidade. É menos agressivo e evolui lentamente.
Carcinoma espinocelular: é um tipo de câncer de pele menos frequente que se origina na camada mais superficial da pele, a epiderme. Surge como uma ferida ou machucado descamativo e de cor vermelha que pode sangrar eventualmente. A lesão causada por este tipo de câncer de pele lembra a aparência de uma verruga, com diferentes tamanhos e formatos, que pode causar dor e sensibilidade. Geralmente surge em regiões do corpo que ficam mais expostas ao sol, como orelhas, lábios e dorso das mãos.
Câncer de pele melanoma
É um tumor mais raro — representa cerca de 3% dos casos de câncer de pele no Brasil —, mas mais agressivo, devido à alta possibilidade de provocar metástase, ou seja, de se disseminar para outros órgãos. O tumor do tipo melanoma tem origem nos melanócitos, células que produzem melanina, substância responsável por dar cor à pele, aos olhos e aos cabelos.
Este tipo de câncer de pele pode surgir em qualquer parte do corpo, na pele ou nas mucosas. Geralmente, sua aparência pode ter a forma de pintas, manchas ou sinais na pele que aumentam de tamanho, mudam de cor ou de formato, coçam e descamam.
Quais os fatores de risco para o câncer de pele?
O principal fator de risco para o câncer de pele é a exposição solar excessiva, sem proteção e nos horários inadequados (entre as 10h e às 16h). Mas, além dele, existem outros que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Entre eles, destacam-se:
Ter histórico familiar de câncer de pele;
Ter pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;
Ter se exposto prolongadamente ao sol, sem proteção, durante a infância e adolescência;
Trabalhar exposto ao sol sem proteção adequada.
Embora seja mais frequente em pessoas de pele branca, o câncer de pele também pode surgir em pessoas negras. Nesse caso, as lesões aparecem em áreas do corpo mais claras, como solas dos pés e palmas das mãos.
Como o câncer de pele é diagnosticado?
Na maioria das vezes, o câncer de pele é diagnosticado por meio de um exame clínico realizado em consultório por um dermatologista. O especialista também pode fazer um exame chamado dermatoscopia, no qual ele usa um aparelho, semelhante a uma lupa, que ajuda a visualizar as camadas da pele que ele não conseguiria ver a olho nu.
Em alguns casos, para ter um diagnóstico mais preciso, pode ser feita uma biópsia do tecido afetado. Nesse caso, um pequeno pedaço do tecido é extraído, em consultório, e enviado para análise laboratorial.
Quais os tratamentos para o câncer de pele?
O tratamento depende do tipo câncer de pele. Se for o do tipo não melanoma, com lesões pequenas, o especialista pode optar pela criocirurgia, procedimento que promove o congelamento da lesão com nitrogênio líquido a uma temperatura de -196º, levando à destruição do tecido doente, ou pela imunoterapia de uso tópico (local).
Porém, na maioria das vezes, o tratamento cirúrgico é o mais indicado, tanto para câncer não melanoma quanto melanoma, e pode ser associado à radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estágio em que se encontra o câncer de pele.
Quando o câncer se espalhou para outros órgãos (caso do melanoma metastático), não é indicada cirurgia. O médico pode prescrever medicamentos que vão conter a evolução da doença, aumentando a sobrevida do paciente e melhorando sua qualidade de vida.
CALVÍCIE FEMININA
A queda de cabelo pode ter diferentes causas. A calvície ocorre de forma progressiva, os fios vão caindo lentamente e ocorre um afinamento gradual do folículo. Já a queda acentuada pode ser associada a distúrbios hormonais, uso de medicamentos, anemia, estresse ou a doenças como a Covid-19. O indicado nestes casos é avaliar a paciente, solicitar exames de sangue e então associar tratamentos que podem incluir:
• MMP: Microinfusão de Medicamentos na Pele, neste caso diretamente no couro cabeludo com objetivo de estimular a região e aplicar ativos para revitalização capilar.
• LED: a Ledterapia Capilar é um tratamento indicado para queda de cabelo, fios finos e alopecia. Utilizamos diferentes tipos de luzes para estimular a oxigenação do couro cabeludo e estimular o crescimento dos fios.
• Intradermoterapia: tratamento clínico em que aplicamos substâncias ativas diretamente no couro cabeludo, que controlam ou interrompem a queda e também estimula a nutrição e crescimento de novos fios.
• Transplante capilar: técnica em que utilizamos fios da própria paciente de uma região não afetada pela calvície para onde houve a queda. Após a transferência, essas raízes de cabelo crescem e fecham as áreas calvas.
CIRURGIA DE NEVOS (SINAIS)
As pintas ou nevus são agrupamentos de células ricas em melanina, responsável pela pigmentação da pele, que surgem por questões genéticas ou em função da exposição ao sol.
Além de ser um incômodo estético, algumas podem coçar, ter variação de tamanho e tonalidade, e inflamar. Para removê-las, as técnicas vão desde a raspagem e eletrocoagulação até a remoção cirúrgica.
O procedimento é realizado com anestesia local e dura em torno de 15 a 30minutos.
CRIOCIRURGIA
Também conhecida como crioterapia, é um processo terapêutico baseado no tratamento de lesões pelo frio. O resfriamento rápido da pele provoca inúmeras alterações imunológicas e destruição dos tecidos, inclusive, podendo induzir à morte celular programada (apoptose).
Vários agentes químicos diferentes podem ser utilizados para se conseguir o resfriamento abrupto da pele. O mais comumente usado é o nitrogênio líquido, na temperatura de -195,8ºC.
É um método seguro, limpo, rápido e altamente eficaz, quando bem indicado e corretamente utilizado.
ELETROCOAGULAÇÃO
Procedimento realizado com aparelho que produz corrente elétrica de alta frequência (eletrocautério) e causa destruição do tecido por carbonização e desidratação local (como se queimasse a pele com o calor produzido pelo aparelho).
Contra indicado em pacientes que possuem marca-passo. Indicado para lesões de queratose seborreica, nervos e fibromas.
A duração de cada sessão dura em média 30 minutos. Em alguns casos, o paciente terá a lesão totalmente eliminada com uma aplicação, mas outras podem ser necessárias.
ULTRAFORMER 3
O Ultraformer é uma das tecnologias mais inovadoras do mercado para tratar o envelhecimento, principalmente a flacidez de pele e a gordura localizada. Ele é um ultrassom com ponteiras macro e microfocadas que aquecem a pele, causam a contração dos tecidos, a destruição da gordura localizada e estimulam o colágeno, podendo ser usado tanto para tratar a face quanto outras regiões do corpo:
Tratamentos de face:
• Região dos olhos: para melhorar as ruguinhas abaixo dos olhos e fazer o efeito Fox Eyes, que levanta o olhar e melhora a sensação de pele sobrando na pálpebra superior.
• Região das bochechas para aquele efeito Bichectomia, que afina o rosto.
• Região dos lábios para melhora das rugas do Código de Barras e ao redor da boca.
• Contorno para aquele efeito Lifting que reduz a pele derretida.
• Full Face, tratamento completo para pacientes que desejam fazer um banco de colágeno.
Tratamentos para o corpo:
• Região da papada e pescoço para melhorar a flacidez, reduzir a gordura e colar a pele de volta.
• Colo para melhorar o aspecto da pele, reduzir as linhas que se formam ao dormir (as Sleep Lines).
• Braços e coxas para tratar a região de flacidez e a gordura existente.
• Abdome para melhorar a flacidez de pele e o umbigo triste.
• Culotes para redução da gordura localizada que forma os culotes.
• Glúteos para melhorar a flacidez, reduzir a celulite e a gordura localizada.
LIFTERA
O Liftera é a mais nova geração de equipamentos de ultrassom microfocado para tratamento da flacidez de pele. Sua tecnologia única e inovadora, que também pode ser aplicada através de uma ponteira em formato de caneta, possibilita um verdadeiro efeito Lifting sem cirurgia. Com ela podemos chegar de forma mais precisa e eficaz nas principais regiões da face e do corpo para estimular o colágeno e a elastina, de forma imediata e progressiva. Além disso, é uma tecnologia que se diferencia das demais pelo seu curto downtime e por ser muito menos doloroso que os demais. Com ele podemos tratar:
• As pálpebras superiores (aquela pele que fica caidinha em cima dos olhos).
• As pálpebras inferiores (abaixo dos olhos, onde a pele fica fina formam-se as ruguinhas).
• Região das sobrancelhas (para levantar o olhar).
• O efeito Bulldog (região das bochechas onde a pele vai ficando caidinha).
• Papada (para grudar novamente a pele na região).
• Regiões do corpo onde existe flacidez, como abdome, coxas, joelhos e braços.
LASER ERBIUM
O Laser Erbium provoca microfurinhos na pele que estimulam intensamente a formação de colágeno e elastina, destruindo as células envelhecidas.
O procedimento melhora a qualidade e textura da derme, enquanto estimula a regeneração do colágeno.
Ele é indicado tratamento de poros abertos, manchas, textura e cicatrizes da face e do corpo e estrias. Também pode ser aplicado em regiões delicadas como mãos, braços, pescoço e colo.
RADIOFREQUÊNCIA MICROAGULHADA
Microagulhamento robótico Endymed
O EndyMed™ é um equipamento de microagulhamento robótico que provoca, de forma automatizada e segura, diversos canais na pele, estimulando a produção de colágeno.
Além do efeito de microagulhamento, esta tecnologia emite uma energia de Radiofrequência na área tratada, permitindo agir em camadas profundas da pele e potencializando os resultados na síntese de colágeno.
A tecnologia é indicada para tratar cicatrizes, estrias, rugas, manchas, poros e flacidez da pele.